segunda-feira, 17 de maio de 2010

GESTAR - Nova Etapa



"A maior das realizações é passar a vida fazendo o que importa.


O Ensino é importante."


(Karen Katafiasz)




Porque o ensino é o que importa, o programa Gestão da Aprendizagem Escolar - GESTAR II - Língua Portuguesa e Matemática continua acontecendo em 2010!


A abertura do GESTAR ocorreu em 03/05 na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, foram convidados professores com formação em Língua Portuguesa e Matemática interessados em participar do curso, diretores também participaram do encontro. A Secretária, Leda Pamato de Souza, deu início falando sobre a importância de buscarmos aprimorar nossas práticas pedagógica e profissional para a criação de uma nova escola, correspondendo ao que exige a nossa sociedade, em seguida deixou a palavra para as formadoras. Eu, Carmem Lúcia, e a Tânia nos apresentamos e expomos os motivos pelos quais continuaríamos a formação com os professores.
Apresentamos a proposta e os objetivos do GESTAR II que já aparecem nas primeiras postagens deste blog. Os professores receberam o material e saíram motivados para participarem das próximas oficinas. Os encontros acontecerão à noite, a partir das 18;30h. nas segundas-feiras(língua portuguesa) e quartas-feiras(matemática).

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Ser professor é estar casado com a educação, e como um casamento tem altos e baixos, penso que estava no “meu momento baixo” quando iniciei a formação. O programa de formação continuada GESTAR II foi uma quebra na rotina, um desafio que reacendeu a paixão adormecida pelas desilusões e lutas diárias que enfrentam os profissionais comprometidos com a educação. Os estudos diários, as oficinas e a nova prática de tentar entender o que é e não me preocupar em definir o que é fizeram-me enxergar novos horizontes. Precisamos acreditar na educação, estamos num processo de mudança e se alguns profissionais querem olhar num quadrado, há muitos outros querendo abrir, ampliar, expandir a visão. Invistamos nestes então para construirmos uma sociedade com cidadãos formadores de opiniões. O casamento com a educação deve ter muito amor por que os filhos deste é a nossa sociedade.

Agradeço aos organizadores do GESTAR por oportunizarem esta formação que com certeza refletirá numa mudança na educação e no ensino da Língua Portuguesa. Um agradecimento especial à formadora/UnB, Andréia, sempre dedicada e comprometida em mediar novos conhecimentos. Às amigas Ângela e Tânia, companheiras nesta formação, e à secretária municipal Leda Pamato de Souza por contribuir para uma prática pedagógica renovadora, também meus sinceros agradecimentos.

Confraternização em 03/12

Professores de Língua Portuguesa e Matemática