sábado, 5 de dezembro de 2009

19º Encontro - 11/11/2009



Iniciei apresentando a TP2, nosso último caderno do curso e por isso mesmo a saudade já começava a apontar. Fiz a leitura do texto na seção 1 - atividade 2/unidade 5, pedindo para que observassem a conversa entre a avó e a criança, para perceberem a gramática internalizada, daí à reflexão de que é necessário partir desta gramática criando oportunidades para ampliarem o uso da língua nas várias situações, desenvolvendo então a competência discursiva por meio de diversos gêneros a serem trabalhados com o aluno. Dessa forma construímos a aula oportunizando situações em sala para reflexão sobre a língua. Todos concordaram sobre a importância da reflexão perante a nomenclatura, pois esta não interessa ao falante. Depois de tantos meses de estudos e leituras, as quais valorizavam o enunciado como parte da interação, todos já concordam que a norma padrão não pode ser mais o centro dos estudos linguísticos, a não ser que o objetivo da aula seja trabalhar com situações de formalidade. Sendo assim na medida em que planejavam atividades para sua turma, analisavam a relevância em descrever os usos da língua, partindo da reflexão para o desenvolvimento da gramática descritiva e o ensino reflexivo.


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