terça-feira, 10 de novembro de 2009

17º Encontro - 23/10/2009

Algumas observações foram feitas durante a leitura e discussão das unidades 1 e 2 da TP1, como a formadora UnB Andreia orientou, alguns termos foram substituídos pois estavam em desuso. Ainda antes de discutirmos as unidades estudadas ouvi o relato das cursistas. A professora Elizabete apresentou-nos sua prática com jornais, passou a todos o quanto é eficaz para que os alunos desenvolvam a habilidade de leitura e escrita, num momento da aula eles podem folhear os jornais, escolher o que lhes interessa e depois expõem para turma e dessa forma ela trabalha a leitura, a oralidade, a opinião, a escrita, etc. Elogiei a iniciativa da professora, pois ela estava seguindo a proposta do GESTAR, levando a seus alunos a diversidade de gêneros por meio do acesso aos jornais. Após ouvir as cursistas discutimos sobre as unidades, todas perceberam que a TP1 trazia temas já discutidos, por isso não tiveram dificuldades durante a leitura. Apresentei, durante o debate das duas unidades, o texto em PowerPoint sobre a diferença da língua falada em Portugal e no Brasil, a charge – “Bacharel em direito” na qual puderam perceber o adequado e inadequado referente ao uso da língua, e para finalizar uma apresentação humorística com a personagem Carlota Joaquina reforçando as diferenças da língua.

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